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Quais são as melhores soluções de pagamento para e-commerce?

Blog, Soluções em Pagamento | 05/06/2019 3 minutos

O total de vendas online no Brasil está em amplo crescimento. Somente no primeiro trimestre de 2019, o aumento foi de 23%. Nesse contexto, os empreendedores têm uma preocupação: a segurança das soluções de pagamento para e-commerces.

Afinal, para que as transações sejam efetivadas, é preciso contar com esses sistemas. Então, quais são os melhores quando o assunto é pagamento em e-commerce? É o que vamos ver neste artigo, junto a uma explicação dessas soluções e sua importância para os negócios.Que tal saber mais? Continue lendo!

 

Afinal, o que são as soluções de pagamento?

 

Toda compra online exige o pagamento com a ajuda de uma solução especializada. Esses são os meios de pagamento utilizados nos e-commerces. No entanto, eles fazem mais que efetivar a transação.

Além da operação em si, também oferecem recursos para a gestão do relacionamento entre empresa e comprador e garantem a segurança dos dados. Assim, as informações pessoais não sofrem nenhum tipo de vazamento — situação que acarreta prejuízos à reputação do seu negócio.

 

Qual é a importância para e-commerces?

 

O crescimento das vendas online transforma as soluções de pagamento em ferramentas indispensáveis ao negócio. Por serem soluções especializadas, elas trazem vários benefícios para a sua loja virtual.

Entre as principais estão:

  • segurança nas transações financeiras pela implementação de mecanismos de proteção;
  • gerenciamento de disputa e risco, a fim de analisar a autenticidade da operação, assim como gerenciar o chargeback das compras e possíveis conflitos.

Além disso, os meios de pagamento oferecem melhoria da gestão financeira, porque a chance de inadimplência é menor. A consequência é a projeção melhor do fluxo de caixa e o gerenciamento de contas a pagar e a receber.

 

Quais são as soluções de pagamento em e-commerce?

 

Existem diferentes alternativas a adotar no pagamento de vendas feitas em e-commerces. Todas elas têm como objetivo oferecer segurança e confiabilidade para o processo, que é complexo. No entanto, colocar esses propósitos em prática nem sempre é fácil.

Primeiro, é preciso considerar as preferências dos consumidores. Para ter uma ideia, 73% dos brasileiros utilizam o cartão de crédito. Porém, as demais opções também são alternativas interessantes e ampliam a possibilidade de fechar negócios.

Portanto, conhecer os meios e suas características é a melhor maneira de oferecer uma grande diversidade de soluções, a fim de aumentar a conversão de pagamentos em seu e-commerce. É por isso que, a seguir, vamos apresentar as principais opções. Confira!

Boleto bancário

É um título de cobrança voltado para pagamentos à vista. No boleto são inseridos os dados do recebedor e um código de barras, que permite efetivar a transação. Sua vantagem é a possibilidade de ser utilizado por qualquer pessoa, ainda que não tenha cartão de crédito ou débito.

O pagamento do boleto é feito por internet banking, caixas eletrônicos, rede bancária, lotéricas e mais. Apesar de sua facilidade, a demora na finalização da operação é uma desvantagem. A confirmação pode levar até cinco dias úteis.
Para que seu e-commerce emita boletos, é preciso ter conta-corrente em um banco. O processo é feito pela instituição financeira, softwares de gestão ou sites terceirizados.

Como tem taxas mais baixas, muitas empresas oferecem desconto no pagamento à vista por boleto. Por outro lado, a chance de o cliente desistir da transação é maior.

Transferência online

É a opção em que o cliente repassa o dinheiro da compra direto para sua conta-corrente. O pagamento é feito de maneira direta e, por isso, é mais rápido. O risco de contestação também é menor. Portanto, é uma alternativa viável para o e-commerce.

A desvantagem da operação é o fato de o cliente ser redirecionado para outra página, a fim de confirmar os dados. Além disso, é preciso negociar com os bancos, seja por meio de gateways de pagamento, seja por intermediários — veremos as duas opções abaixo.

Como o cliente tem um tempo maior para fazer a transferência, a chance de desistir da aquisição é grande. Por outro lado, ele não precisa ter cartão de débito ou crédito.

Gateway de pagamento

São sistemas de integração que transmitem informações dos pagamentos eletrônicos para instituições financeiras ou administradoras de cartão de crédito. Na operação são apresentados os dados de crédito ou da conta do cliente.

Entre as vantagens dos gateways de pagamento estão o controle das transações realizadas e o contato direto com instituições financeiras e administradoras de cartão de crédito. Com isso, o processo é executado com rapidez.

Além disso, esse é um serviço adaptável ao checkout — aquele que finaliza a compra — e à cobrança. Ainda oferece ferramentas para você fazer uma gestão financeira eficiente.

Por outro lado, há algumas desvantagens. Uma delas é o recebimento de acordo com a aquisição feita. Por exemplo: se o pagamento for realizado em 10 parcelas, sua empresa também receberá dessa forma.

Outro ponto negativo é a necessidade de contratar recursos de segurança à parte, inclusive antifraude, porque o gateway não oferece opção.

Intermediários de pagamento

É a melhor alternativa, porque consiste em uma plataforma online que reúne diferentes formas de pagamento, como débito, transferência bancária e cartões de débito e crédito.

Uma das principais vantagens é a facilidade de contratação, já que você pode entrar em contato com o correspondente bancário e paga uma taxa apenas pelas transações efetivadas.

Em alguns casos, o checkout redireciona o cliente para outra página. No entanto, muitos já oferecem o processo transparente. Assim, o cliente nem percebe que saiu do ambiente virtual.

Por meio dos intermediários de pagamento, a transação é simplificada. Além disso, diversos recursos são oferecidos, como a gestão das quitações e financeira do negócio. Os serviços de segurança e antifraude também são assegurados, sem fazer outros investimentos.

O repasse do dinheiro para a loja também é fácil, devido à integração com plataformas ou sistemas de gestão.
Depois de ver todas essas características, qual é a melhor solução de pagamento em e-commerces? Sem dúvida, o intermediário, já que reúne várias opções em uma plataforma só. Basta entrar em contato com uma empresa confiável e com experiência no assunto.

É isso que deseja? Entre em contato com a Rede Agiliza! Fale com um de nossos representantes e veja de que maneira nossas soluções de pagamento ajudarão seu e-commerce a alavancar seus resultados!


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