Siga a Rede Agiliza:

Como Sair das Dívidas — 5 Dicas Para Mudar Sua Vida Financeira

Blog, Finanças Pessoais | 28/01/2020 3 minutos

Descobrir como sair das dívidas é um dos principais anseios de quem está no vermelho. Entretanto, conseguir quitar todas as contas inadimplentes parece uma tarefa quase impossível, não é mesmo?

Mas, calma! Se você não teve controle financeiro nos últimos anos, saiba que com foco, disciplina e dedicação é possível se livrar do endividamento. Quer descobrir como? Então confira as dicas que preparamos para você!

Afinal, como sair das dívidas rapidamente?

Atualmente, a inadimplência afeta quase 63 milhões de brasileiros e a principal causa dessa situação é a falta de planejamento financeiro.

Logo, para colocar as finanças em dia é indispensável organizar melhor o uso do seu dinheiro. O primeiro passo é fazer uma relação de renda e gastos mensais, incluindo todas as despesas, desde contas fixas até compras em mercado.

Desta forma, fica mais fácil identificar onde você pode melhorar para partir para as dicas de como sair das dívidas e limpar seu nome.

1. Faça um planejamento financeiro

Para reverter sua situação econômica atual é necessário ter um controle efetivo sobre suas finanças.

Anote tudo o que você recebe (receitas) e gasta (despesas) em um planilha do computador, aplicativo no celular ou caderno para saber com o que seu dinheiro está sendo gasto e não se perder em meio aos pagamentos que estão sendo feitos.

2. Corte gastos

Com uma planilha de controle orçamentário você conseguirá identificar padrões de consumo e cortar gastos desnecessários. Para isso, a dica é classificar suas despesas em três categorias:

  • indispensáveis (água, luz, aluguel, alimentação, etc);
  • flexíveis (academia, viagens, lazer, etc);
  • supérfluas (restaurantes, TV a cabo, etc).

Depois, selecione os gastos que não são essenciais em sua vida para abdicar, pelo menos por um tempo.

3. Crie metas

As metas nos ajudam a ter sucesso em nossas atividades. Por essa razão, é mais fácil conseguir economizar e quitar suas despesas se você estipular um valor mensal que deseja guardar na poupança ou que será usado para quitar dívidas.

Um truque é usar a regra 50-30-20, onde 50% de seu salário é destinado às necessidades, 30% para gastos necessários e 20% para poupança ou pagamento de dívida.

4. Priorize o pagamento das dívidas com juros mais altos

Elabore uma lista de todas suas dívidas e identifique as que possuem os juros mais altos — são justamente essas contas que devem ser priorizadas para você parar de se endividar cada vez mais.

5. Negocie com os credores

Após colocar seu orçamento em ordem, busque seus credores para negociar o pagamento das dívidas. Eles possuem interesse no pagamento do débito, logo, é possível que você consiga descontos e melhores condições de pagamento.

Se a negociação não evoluir, outra alternativa é substituir as dívidas caras por opções mais baratas. Para isso, você pode recorrer ao empréstimo consignado, em que os juros são mais baixos — cerca de 2% ao mês.

Gostou de descobrir como sair das dívidas? Aproveite para colocar todos esses truques em prática ainda este ano e organize sua vida financeira. Para mais dicas como esta, continue acompanhando o blog da Rede Agiliza.


Não perca as novidades

Cadastre seu e-mail ao lado e não fique de fora das principais notícias!